Acompanhe-nos no Facebook

sábado, 25 de dezembro de 2010

Tomten deseja a todos os animais um Bom Natal!

Na minha terra natal, a tradição manda que nesta noite se deixa um prato de risgrynsgröt (uma espécie de arroz doce) na escadaria ou no estábulo,  É para Tomten, o guardião da quinta, da propriedade e sobretudo dos animais domésticos. Foi uma parte importante da crença popular até o século 19 e continua central no folclore sobretudo natalício.

Tomten é às vezes retratado como uma criatura de feitio difícil, com tendência para se vingar nos donos da quinta se não for bem tratado. Mas para os animais será sempre o guardião que Astrid Lindgren descreve no The Tomten e The Tomten and the Fox, livros para crianças de todas as idades. Não é por nada que quem os ilustrou foi o artista Harald Wiberg, sobretudo conhecido pelas suas pinturas de animais selvagens na natureza sueca.

A ligação do tomten com o mundo animal parece, de facto, continuar forte ainda nos nossos tempos. Outro livro clássico, sobretudo para quem procura conhecer mais sobre a historia destes seres, é o Gnomes, escrito por Wil Huygen e ilustrado por um outro grande desenhador e pintor de animais, o holandês Rien Poortvliet.

Imagem de http://dorpsspot.blogspot.com/2009/07/rien-poortvlietmuseum-heropend-op.html
E é ainda um tomte que transforma o menino Nils Holgersson num rapaz de tamanho de um duende que depois percorre a Suécia nas costas de um ganso na sua Maravilhosa Viagem em que não só fica a conhecer o país mas também encontra muitos animais, fala com eles e pouco a pouco aprende a respeita-los.


A todos um Bom Natal!

2 comentários:

  1. Uma bela viagem pela tradição natalícia sueca, com o bónus de evocar uma referência da minha infância, que ademais despoletou uma das mais antigas recordações que tenho, a de uma cena da série animada "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson" (vi-a quando tinha uns seis anos), da qual me lembro perfeitamente do momento em que o ganso doméstico é desafiado pelos seus congéneres selvagens a voar. O que eu torci por esse ganso...

    Boas Festas para todos!

    ResponderEliminar
  2. Anna, a evocação das fábulas da tua (e nossa) infância funciona como uma excelente conclusão do primeiro ano de vida do ANIMALOGOS. Desejo a ti e ao Nuno um excelente 2011, assim como a todos aqueles que contribuiram com os seus comentários e mensagens em 2010. Faço votos que a comunidade ANIMALOGANTE continue a crescer neste novo ano. Abraços e... animais felizes!

    ResponderEliminar

Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.

Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.

Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.