Acompanhe-nos no Facebook

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palestra e debate com Steve Best


5 comentários:

  1. Miguel Ângelo Fernandes2 de outubro de 2012 às 11:54

    Ouvi Steven Best dois dias antes em Lisboa na Faculadade de Letras e não fiquei impressionado... Algum feed back interessante da palestra e debate no Porto?

    ResponderEliminar
  2. Não estive presente, mas passei os ouvidos pelo vídeo com o mesmo titulo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=JUQb99UA5Rs&feature=relmfu

    Best defende a mesma ideia como Tom Regan, que os animais têm direitos a ser tratados como um fim em si próprio. Insere esta argumentação numa análise teórica mais alargada, de pós-modernismo e pós-estruturalismo. Não identificando-me com estas teorias, a impressão com que fico a ouvir Best é que o que é relevante já foi dito pelo Regan. No entanto, isto não o desqualifica Best, e Regan está reformado (no sentido aposentado!) há 11 anos.

    Que eu discordo com este conceito de direitos dos animais (e questiono a compatibilidade entre ser-se académico e ativista ao mesmo tempo) é outra questão e não vai surpreender nenhum leitor do animalogos.

    ResponderEliminar
  3. Miguel Ângelo Fernandes16 de outubro de 2012 às 15:40

    Obrigado Anna, partilho da sua não identificação... depois de ouvir o prof. Best quase fiquei com receio de dizer que gosto de cerveja ou de andar de moto... acho que a reflexão filosófica envereda por uma via estreita que não permite debater com profundidade o estatuto moral de certos animais... parece-me interessante colocar o debate onde o Manuel Sant'ana o deixou nos comentários a um outro post: porque razão se reconhecem valores morais superiores a humanos cujas capacidade psicológicas não são diferentes das de certos animais (não-humanos) e não se reconhece esse estatuto a esses mesmos animais?
    Um debate que entre nós ainda não vi promovido com seriedade...

    ResponderEliminar
  4. Ainda que extemporaneamente, e não obstante incorrer no risco de ser rude, não posso deixar de comentar que não considero Steve Best merecedor do "tempo de antena" que aqui lhe foi dado.

    Ele é autor de frases tão incendiárias como "Every Motherf****r who hurts animals is gonna feel the fear" (http://youtu.be/xUoaY_ddrhc)

    bem como de promover e apoiar acções violentas e de intimidação pela causa animal (http://speakingofresearch.com/2012/10/23/prof-steven-best-gets-a-taste-of-his-own-medicine-and-doesnt-like-it/).

    Gostaria de saber que tem o PAN a dizer sobre a sua posição.

    ResponderEliminar
  5. Penso que este tipo de informação nunca é extemporanea.

    EU gostaria de saber o que tem a Universidade de Texas a dizer sobre esta maneira de o seu professor associado de agir. Tendo acompanhado a discussão à volta do Peter Singer (incluindo as campanhas contra a sua contratação no Princeton, e o cancelamento - após pressão de grupos de interesse - de uma palestra a realizar-se para o parlamento sueco), constato que por muito controversas que podem ser alguns aspetos da política dele, que saiba nunca instigou à violência.

    ResponderEliminar

Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.

Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.

Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.