tag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post1207806671858050215..comments2023-10-03T18:32:44.981+01:00Comments on animalogos: Debate: leite espanhol abaixo do preço do produtor no ContinenteAnna Olssonhttp://www.blogger.com/profile/17336512136344701534noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-58304100075457427442012-08-13T14:07:42.085+01:002012-08-13T14:07:42.085+01:00Claro.
Era preciso comunicar de uma forma forte, ...Claro.<br /><br />Era preciso comunicar de uma forma forte, clara e de uma frente unida que preços baixos de produtos de pecuária é dizer que sim a animais mal cuidados. <br /><br />Os agricultores, os restantes técnicos do setor e as associações de proteção animal deviam poder unir-se nesta campanha. Anna Olssonhttps://www.blogger.com/profile/17336512136344701534noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-89707625064097064622012-08-13T11:59:43.523+01:002012-08-13T11:59:43.523+01:00Por ocasião da edição do livro "Dairy Herd He...Por ocasião da edição do livro "Dairy Herd Health", Martin Green faz uma crítica, em forma de apelo, à insustentabilidade do preço do leite no Reino Unido. O argumento do Prof. Green é antropocêntrico mas justo: para melhorar a saúde e o bem-estar da vaca leiteira é preciso cuidar primeiro dos nossos produtores. <br /><br />http://www.cabi.org/default.aspx?site=170&page=4907&dm_i=VZZ,WKMB,4JKQNL,2P4HY,1Manuel SantAnahttps://www.blogger.com/profile/03380141463075539911noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-87122460249536072662012-01-13T16:00:14.494+00:002012-01-13T16:00:14.494+00:00Concordo plenamente com o Nuno e expressar a minha...Concordo plenamente com o Nuno e expressar a minha opinião seria repetir a sua excelente exposição.<br /><br /> No entanto, gostaria de lançar um desafio a Zootécnicos e Veterinários. Que partilhassem aqui algumas das experiências vividas diariamente no terreno e na realidade dos produtores de leite, de forma a que o público em geral perceba que o abaixamento do preço do leite tem graves consequências para os produtores mas também para o bem-estar animal...JoanaSilvahttps://www.blogger.com/profile/06927184518647494955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-980587607099835602012-01-13T14:34:30.205+00:002012-01-13T14:34:30.205+00:00Ainda que, neste caso concreto, possa não haver um...Ainda que, neste caso concreto, possa não haver um problema real de "dumping" (já que o desconto é dado posteriormente para fins promocionais e o consumidor paga o valor por inteiro no acto da compra), esta é uma questão que convém analisar, em abstracto. <br /><br />Ainda que reconheça a importância da questão económica e da ética empresarial, permitam-me balizar o meu raciocínio na questão do bem-estar dos animais. Ou seja, que repercussões no bem-estar animal poderão advir da sistemática descida do leite?<br /><br />O abaixamento do preço do leite que tem vindo a ocorrer há já algumas décadas resultou do melhoramento do output de leite por cada vaca, conseguido através de novas formulações de ração, mecanização da ordenha, criação intensiva e melhoramento genético. No entanto, o reverso da medalha é que este incessante abaixamento do valor de venda do leite e a concorrência por competidores estrangeiros exerce pressão adicional aos produtores para baixar ainda mais os custos de produção por cada litro vendido, o que está a levar, por um lado, a que as produções em regime extensivo percam viabilidade financeira, e que as de regime intensivo tenham vindo a intensificar cada vez mais a produção, com sérias consequências para o bem-estar dos animais. <br /><br />Este é um ciclo vicioso que apenas poderá ser quebrado se mudar a atitude do consumidor final, no sentido de privilegiar as condições de bem-estar dos animais de onde provém o leite, ao invés de apenas considerar o preço como critério para as suas escolhas. <br /><br />Não há, contudo, um real interesse da maior parte dos distribuidores em valorizar o bem-estar dos animais como uma mais-valia dos seus produtos, nem um sistema de classificação que permita categorizar todos os produtos de origem animal segundo este critério. A Anna já apontou um possível caminho (http://animalogos.blogspot.com/2011/09/podemos-privatizar-o-bem-estar-animal.html) mas sem a vontade dos empresários para criar ou alargar este segmento do mercado, a qualidade de vida dos animais será sempre, para os consumidores, uma questão ignorada.Nuno Henrique Francohttps://www.blogger.com/profile/12488454223662988712noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-22841874341227355332012-01-13T12:48:40.780+00:002012-01-13T12:48:40.780+00:00O Jornal Público noticia hoje que a ASAE já está a...O Jornal Público noticia hoje que a ASAE já está a averiguar o caso: http://economia.publico.pt/Noticia/asae-fiscaliza-precos-do-leite-nas-grandes-superficies-1528894Manuel SantAnahttps://www.blogger.com/profile/03380141463075539911noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7684587946861102596.post-6284779866706260042012-01-11T20:28:00.950+00:002012-01-11T20:28:00.950+00:00A verdade é que o mesmo argumento do desconto se a...A verdade é que o mesmo argumento do desconto se aplica a outros produtos. Será que podemos dizer que sempre que o Continente faz um desconto em cartão de 75%, está a vender esse produto a um quarto do preço? Não me parece, porque a pessoa paga o leite na totalidade (já agora, o preço base do leite espanhol não é inferior ao do leite português) e o desconto só tem efeito na compra seguinte em que, aí sim, pode ser aplicado em qualquer produto. Por outras palavras, o Continente paga aos seus clientes para lá voltarem e usa como chamariz produtos sazonais e/ou perecíveis (em Dez. era o bacalhau, agora é o leite).<br /><br />A meu ver, as questões que se põem são estas: 1) deve uma empresa que cultivou uma imagem de responsabilidade social para com a produção nacional vender leite espanhol, sendo o nosso país auto-suficiente em termos de leite? e 2) existirão produtos que, devido às suas características, deveriam estar protegidos desta agressiva estratégia de vendas?Manuel SantAnahttps://www.blogger.com/profile/03380141463075539911noreply@blogger.com