Acompanhe-nos no Facebook

FAQ

O que é o animalogos?

O animalogos é um blog em português que se propõe criar um espaço para a reflexão e discussão da condição animal no mundo actual, bem como sobre as relações complexas entre os seres humanos e os outros animais.
Neste blog são debatidos temas que vão desde os clássicos dilemas da ética animal aos mais actuais problemas levantados pelas mais recentes inovações técnicas e científicas. Cada tema é tratado focando vários pontos de vista, sendo discutido respeitando as mais diversas opiniões.

O que significa a palavra animalogos?

Animalogos é um neologismo que resulta da aglutinação de dois termos: animal + logos. A intenção era criar um nome fácil de fixar e que aludisse ao objectivo do blog: um espaço de diálogo sobre animais.

Etimologicamente, animal (plural animalia) tem a sua origem no latim anima que significa “sopro”, “espírito” ou “alma”. Um animal seria portanto entendido como um ser animado pelo sopro da vida ou um ser dotado de um espírito vital. Se os animais e os vegetais são ambos seres vivos por partilharem o dom da vida (em contraponto com os inanimados minerais), só os primeiros seriam dotados de ânimo. A palavra ânimo tem aqui um duplo significado: pode ser entendida quer como “movimento”, quer como “temperamento”, “personalidade” ou “intenção”.

Logos, por seu lado, tem origem no grego e significa "razão" mas também "discurso", "palavra" e "verbo". Assim, na Grécia Antiga, afirmar que uma criatura tem logos, equivaleria a dizer que ela possui simultaneamente razão e linguagem.

Quem é que pode publicar no animalogos?

Escrevem regularmente cientistas e académicos cujo trabalho se liga à ética e/ou ao bem-estar animal. Participam também colaboradores convidados e alunos de vários cursos do ensino superior. São bem-vindas propostas de contribuições de outros profissionais e alunos e oferecemos apoio para professores que querem usar o blog no ensino.

Quer contribuir? Envie um e-mail com a sua proposta de tópico para olsson@ibmc.up.pt. Venha animalogar connosco!

Quais as regras de publicação no animalogos?