Acompanhe-nos no Facebook

terça-feira, 24 de junho de 2014

Magia para Cães



Com mais de 14 milhões de visualizações, os vídeos de Magia para Cães de Jose Ahonen, mágico e mentalista finlandês, são um enorme sucesso.
Claro que, pelos comentários, nem toda a gente parece concordar que se faça tamanha artimanha aos pobres canídeos, simplesmente para nos entreter. Mas de todas as coisas que nós humanos fazemos a cães (nomeadamente Exposições Caninas e Concursos de Beleza) esta parece ser a mais inocente (e divertida) de todas. Para mim o que me cativa nestes videos não é tanto a reacção dos cães mas mais a razão de ser dela. Porque se Ahonen se limitasse a esconder o biscoito por entre os dedos ou na manga, não seria fácil para os cães detectar o biscoito pelo odor? Mas os cães parecem não fazer ideia para onde o biscoito foi parar. Enganar um humano é fácil, pois muitas vezes vemos aquilo que esperamos ver. Mas enganar um cão parece-me ser mais difícil. Sugestões?

2 comentários:

  1. Não sei muito sobre truques de "magia", mas sei que os mesmos fazem uso de uma desonestidade (salutar), ou seja, de "batota". Para enganar os animais, por exemplo, podem não ter usado um biscoito propriamente dito, mas antes um engodo inodoro com a forma de um biscoito, depois de lhes ter dado biscoitos verdadeiros com a mesma forma do engodo, por exemplo. De outra forma, se um biscoito estivesse de facto algures, os cães dariam por ele.

    ResponderEliminar
  2. Divertido!

    Acho que os cães não são nada diferentes de nós no que diz respeito a tendência de ver o que esperamos ver. O que esperamos ver é aquilo que normalmente acontece, aquilo que tem acontecido a maior parte das vezes anteriores em que se passou por uma situação semelhante. A maior parte dos cães procuram no chão mal perceberam que nas mãos não há nada. O que corresponde a situação tipica em que damos uma guloisema a um animal: ou esperamos que ele apanha diretamente da mão ou se temos medo de ser mordidos ou o animal tem medo de nós deixamos cair no chão. Cada um dos cães devem ter passado por isto muitas vezes.

    Mas a reação presume que o biscoito seja inodoro. Tem que ser assim também nos testes de comportamento para ratos/ratinhos, há pellets feitos especificamente para o efeito que (supostamento) não têm cheiro (e praticamente sem calorias).

    ResponderEliminar

Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.

Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.

Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.