O início de março marca os 350 anos da primeira revista científica. No dia 6 de março em 1665, a primeira edição da Philosophical Transactions foi publicada em Londres. Ao contrário de muitas revistas, em que não se consegue aceder às edições pre-digitais, temos acesso a todo o arquivo desta publicação do The Royal Society.
Na diversidade de tópicos na primeira edição, não faltam assuntos com clara relevância para ética e bem-estar animal, como por exemplo Of the New American Whale-Fishing about the Bermudas. O que esta história conta, sobre o comportamento das baleias e a sua alimentação, é essencialmente coerente com a visão científica contemporanea - embora o assunto de caça científica de baleias é bem mais controverso agora.
Na segunda edição podemos aprender An Easier and Safer Way of Transfusing Blood out of one Animal into another. Além de constatar que a forma de descrever trabalhos experimentais com animais é radicalmente diferente de hoje, fiquei a pensar na despreocupação com o facto de ser animais de especies diferentes. Mas descobri que a xenotransfusão ainda não foi abandonada na medicina veterinária.
Acompanhe-nos no Facebook
quinta-feira, 12 de março de 2015
350 anos a escrever sobre ciência
Etiquetas:
Anna Olsson,
biologia,
conservação,
investigação e experimentação
3 comentários:
Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.
Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.
Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Só nos faltam 345! :D
ResponderEliminarAbsolutamente fascinante. A xenotransfusao dava um óptimo trabalho em História da Medicina Veterinária.
ResponderEliminarNão puxes por mim...
Eliminar