Tomten é às vezes retratado como uma criatura de feitio difícil, com tendência para se vingar nos donos da quinta se não for bem tratado. Mas para os animais será sempre o guardião que Astrid Lindgren descreve no The Tomten e The Tomten and the Fox, livros para crianças de todas as idades. Não é por nada que quem os ilustrou foi o artista Harald Wiberg, sobretudo conhecido pelas suas pinturas de animais selvagens na natureza sueca.
A ligação do tomten com o mundo animal parece, de facto, continuar forte ainda nos nossos tempos. Outro livro clássico, sobretudo para quem procura conhecer mais sobre a historia destes seres, é o Gnomes, escrito por Wil Huygen e ilustrado por um outro grande desenhador e pintor de animais, o holandês Rien Poortvliet.
Imagem de http://dorpsspot.blogspot.com/2009/07/rien-poortvlietmuseum-heropend-op.html |
A todos um Bom Natal!
Uma bela viagem pela tradição natalícia sueca, com o bónus de evocar uma referência da minha infância, que ademais despoletou uma das mais antigas recordações que tenho, a de uma cena da série animada "A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson" (vi-a quando tinha uns seis anos), da qual me lembro perfeitamente do momento em que o ganso doméstico é desafiado pelos seus congéneres selvagens a voar. O que eu torci por esse ganso...
ResponderEliminarBoas Festas para todos!
Anna, a evocação das fábulas da tua (e nossa) infância funciona como uma excelente conclusão do primeiro ano de vida do ANIMALOGOS. Desejo a ti e ao Nuno um excelente 2011, assim como a todos aqueles que contribuiram com os seus comentários e mensagens em 2010. Faço votos que a comunidade ANIMALOGANTE continue a crescer neste novo ano. Abraços e... animais felizes!
ResponderEliminar