Fotografias de Goran Tomasevic, Reuters
Ver Slideshow.
Ver Slideshow.
Os mundari parecem resistir ao tempo. São uma tribo do sul do Sudão que continua a viver do gado e da agricultura. As terras que ocupam, a 75 kilómetros a norte de Juba, a capital do sul, são ideais para as suas manadas, base da sua economia e da sua estrutura social (...) Goran Tomasevic, fotógrafo ao serviço da Reuters, decidiu registar o dia-a-dia desta tribo do Nilo que vive em permanete disputa com os dinka, que dominam a fronteira norte do seu território.
Homem conduz o rebanho numa rua da capital da região autónoma do Sudão do Sul.
Juba, 26 de dezembro de 2010.
Juba, 26 de dezembro de 2010.
Homens e crianças partilham a terra com o gado, que usam como base da alimentação e moeda de troca, e que é, ao mesmo tempo, factor determinante do estatuto social de cada indivíduo ou família da tribo (...) Depois de uma guerra civil (1983-2005) que matou pelo menos dois milhões de pessoas, o Sudão precisa de optimismo. Como os mundari precisam de respeitar o tempo das colheitas de sogro das suas terras alagadas pelo Nilo nas estações das chuvas, como precisam de iniciar os rapazes que hão-de tomar conta do gado, quando crescerem.
Público, P2, 21 Janeiro 2011
Este Natal, em vez das tradicionais meias, recebi um presente solidário (www.presentessolidarios.pt). Foi com muita satisfação que soube que (indirectamente, é certo) estava a contribuir com uma vaca para a Tribo Mundari de Tali Payam, no Sudão do Sul.
ResponderEliminar