Acompanhe-nos no Facebook

sexta-feira, 15 de março de 2013

Luna, a vaca saltadora

No contexto da actual polémica da venda de cavalo por vaca, não resisto a partilhar uma troca em sentido contrário, esta provavelmente bem menos controversa. Apresento-vos assim Luna, a vaca saltadora: 



Apesar do aspecto lúdico deste post, não posso no entanto deixar de colocar questões que considero interessantes do ponto de vista da ética e bem-estar animal.

Para começar, e admitindo que não sei o suficiente sobre o comportamento de bovinos para avaliar da "naturalidade" desta situação para Luna, arrisco-me propor que estes não foram originalmente seleccionadas para: a) transportar humanos no seu dorso e b) fazê-lo enquanto saltam obstáculos. É assim legítimo interrogarmo-nos se, por exemplo, a morfologia particular das vacas não as torna mais propensas a lesões que os cavalos, nomeadamente ao nível dos membros.

Já do ponto de vista ético, e ainda que se venha a demonstrar não haver impacto de maior no bem-estar do animal, poder-se-á colocar por exemplo a questão do desrespeito pelo seu Telos. Ou, como Bernard Rollin a descreveria, "the cowness of the cow".

Já agora, e traçando um paralelo com o choque no Reino Unido resultante da revelação que carne de cavalo estava a ser vendida como carne de vaca, podemo-nos interrogar quais seriam as hipotéticas consequências da generalização da vaca como animal de companhia, ou de equiparar o seu estatuto ao que actualmente tem o cavalo no imaginário colectivo. Um bom ponto de partida seria perguntar à amazona Regina Mayer o que tem a dizer sobre o consumo de carne de bovino...

1 comentário:

  1. Antes de mais acho um exemplo belissimo de colaboração entre especies, e um sucesso de treino extraordinário.

    Primeiro, nota que tudo que a Regina Mayer tem para orientar a vaca é um simples cabresto na cabeça, sem nenhuma peça na boca do animal.

    Segundo, a vaca é uma vaca. Ao contrário do cavalo que foi selecionado geneticamente durante milhares de anos para ter um temperamento de fácil interação com o ser humano, ela vem de uma linhagem de animais selecionados para dar muito leite (e ser minimamente meigas).

    Não foi selecionada geneticamente para suportar o peso de um ser humano enquanto salta obstaculos, mas como vou ilustrar num post a seguir, vontade de saltar não falta às vacas.

    ResponderEliminar

Obrigado pela sua participação no animalogos! O seu comentário é bem-vindo, em especial se fornecer argumentos catalisadores da discussão.

Embora não façamos moderação dos comentários, reservamo-nos no direito de rejeitar aqueles de conteúdo ofensivo.

Usamos um filtro automático de spam que muito ocasionalmente apanha mensagens indevidamente; pedimos desculpa se isto acontecer com o seu comentário.